BRASÍLIA (DF) - A concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek já entregou um dos dois terminais novos que prometeu para antes da Copa do Mundo. O Píer Sul foi inaugurado em abril e já está sendo usado por passageiros que embarcam e desembarcam na capital federal
Mas, para concluir o projeto planejado para o Mundial, ainda é preciso concluir o Píer Norte, além de obras no estacionamento do aeroporto. A previsão é entregar essa parte das obras em maio. A reforma vai ampliar a capacidade de 16 para 21 milhões de passageiros por ano. O custo total das obras é de R$ 900 milhões – 20% a mais que o previsto
NATAL (RN) - A concessionária que administra o Aeroporto São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), garante que 99% das obras foram concluídas e o projeto está em fase final de acabamento e instalações. A previsão é inaugurar o terminal no dia 22 de maio. O investimento no aeroporto chega a R$ 410 milhões. O local terá oito plataformas de embarque e desembarque e capacidade para 6,2 milhões de passageiros por ano
Atualmente, o Aeroporto de Curitiba tem capacidade para 7,9 milhões de passageiros ao ano. Com a conclusão das obras referentes ao “escopo da Copa”, o terminal ampliará sua capacidade para 8,5 milhões de passageiros por ano. A obra total está orçada em R$ 339,4 milhões
A menos de um mês do início da Copa, pelo menos quatro aeroportos brasileiros das cidades-sede não ficarão prontos antes do Mundial. Segundo nota da Infraero (estatal que administra os terminais do País), porém, "os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 têm capacidade superior à demanda de passageiros" e "todos os planos operacionais dos aeroportos que servirão a Copa do Mundo estão prontos". Veja a situação de cada aeroporto nas próximas fotos
Mas, para concluir o projeto planejado para o Mundial, ainda é preciso concluir o Píer Norte, além de obras no estacionamento do aeroporto. A previsão é entregar essa parte das obras em maio. A reforma vai ampliar a capacidade de 16 para 21 milhões de passageiros por ano. O custo total das obras é de R$ 900 milhões – 20% a mais que o previsto
CURITIBA (PR) - O projeto final do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, vai ficar pronto somente em março de 2016. Para antes da Copa, estão previstas a ampliação do conector, duas novas pontes de embarque e a modernização do terminal. De acordo com a Infraero, essas reformas são suficientes para atender aos passageiros que vão circular pelo terminal durante a Copa do Mundo e devem ser entregues em maio
Já o Aeroporto Augusto Severo, também em Natal, não passa por nenhum tipo de reforma, mas não deve ser utilizado para voos comerciais durante a Copa do Mundo. Como o terminal está operando normalmente, mas tem capacidade menor de passageiros, deve ser utilizado para voos executivos
RIO DE JANEIRO (RJ) - No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim, o Galeão, nem metade (48,5%) da reforma dos setores de embarque e desembarque foi concluída. Mas a Infraero garante que, com a conclusão dos trabalhos no terminal 2, previstos para maio, o Galeão estará preparado para atender a demanda prevista para a Copa. Com a conclusão do projeto para o Mundial, a capacidade do Galeão passará de 17 para 30 milhões de passageiros por ano
BELO HORIZONTE (MG) - As obras no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão previstas para terminar um mês depois da Copa. No entanto, a Infraero garante que a parte do projeto que será entregue em maio é suficiente para atender a demanda para a Copa do Mundo
PORTO ALEGRE (RS) - A reforma do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, também termina somente em 2016. No entanto, as obras que precisavam ser feitas para atender a demanda da Copa já terminaram. Foram entregues a reforma e ampliação do piso térreo de desembarque, com duas novas esteiras de restituição de bagagens. O custo total dessa parte da obra foi de R$ 2 milhões
RECIFE (PE) - Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife, já está preparado para atender a demanda prevista para a Copa, de acordo com informações da Infraero. Atualmente, o Guararapes tem capacidade para receber 16,5 milhões de embarques e desembarques. Para 2014, a demanda prevista é de 8,7 milhões de passageiros.
A Infraero informou, em nota, que já iniciou "a fase de treinamento dos funcionários, envolvendo atendimento ao publico, atendimento as delegações, atendimento as autoridades, movimento operacional de pista, pátio, terminais, segurança operacional, operações de trafego aéreo, estacionamento de aeronaves etc"
Atualmente, o Aeroporto de Porto Alegre tem capacidade para 13,1 milhões de passageiros ao ano. Para 2014, a demanda prevista é de 10,7 milhões de embarques e desembarques. Devido à essa previsão, o governo considera que o terminal está apto para receber os passageiros que vão circular pelo terminal durante a Copa do Mundo
FORTALEZA (CE) - A situação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, é a mais complicada. O contrato com a empresa que estava realizando as obras foi interrompido e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) vai ter de instalar "puxadinhos" para atender a demanda da Copa do Mundo. Chamado de terminal remoto temporário, o espaço servirá como embarque remoto com capacidade para 400 mil passageiros e quatro portões de embarque. O governo afirma que que esse tipo de solução já foi utilizada em outros eventos esportivos de grande porte, como as Olimpíadas de 2012, em Londres, e a Copa de 2010, na África do Sul. O puxadinho vai começar a funcionar em maio e deve operar até agosto
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