RIO - As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 chegam nesta terça-feira ao final na Europa e nas Américas com mais sete seleções classificadas. Ao fim do dia, duas seleções da América do Sul, uma da Concacaf e quatro da Europa vão se juntar aos 14 times já garantidos no Brasil. Depois, só restarão 11 vagas que serão definidas em novembro com o fim das eliminatórias africanas e a disputa das repescagens na Europa e mundial.
Além do país-sede, já estão garantidos na Copa: Alemanha, Bélgica, Suíça, Holanda, Itália, Japão, Austrália, Irã, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina e Colômbia.
Na Europa, Rússia, Bósnia, Inglaterra e Espanha entram em vantagem na última rodada e só dependem de si para carimbar o passaporte para o Brasil.
INFOGRÁFICO: Os classificados para a Copa do Mundo de 2014
Russos e espanhóis são os que estão mais perto da vaga. Líder do grupo F com 21 pontos, a Rússia precisa apenas de um empate contra o Azerbaijão, às 14h (de Brasília), em Baku para avançar. Ainda com chances, Portugal (18 pontos) tem que vencer Luxemburgo no mesmo horário, em Coimbra, e torcer por uma derrota da Rússia. Além disso, os portugueses precisam descontar um saldo de gols desfavorável. Hoje os russos tem saldo positivo de 15, enquanto o dos portugueses é de oito. Tudo isso, sem poder contar com o seu maior craque, Cristiano Ronaldo, que está suspenso.
Apesar da grande vantagem, a Rússia tenta manter os pés no chão.
- Não temos nenhuma sensação de euforia, pois ainda não estamos classificados - disse o zagueiro Dmitry Kombarov.
No grupo I, a Espanha também só precisa de um empate contra a Geórgia, às 16h, em Albacete para defender o seu título no Brasil. Os espanhóis lideram a chave com 17 pontos, três a frente da França, que enfrenta a Finlândia, no mesmo horário, em Paris. A conta dos franceses é semelhante à de Portugal. Precisam vencer e torcer por derrota espanhola. A diferença é que o saldo para descontar é bem menor: três gols.
Bósnia e Inglaterra precisam de vitórias para carimbarem seus passaportes sem depender de nenhum outro resultado. Os bósnios lideram o grupo G com 22 pontos. É a mesma pontuação da Grécia, mas eles levam a melhor no saldo de gols (23 contra seis). Nesta terça, a equipe viaja até a Lituânia, enquanto os gregos recebem Liechtenstein. Só uma vitória combinada com um empate dos bósnios classifica os gregos. Os dois jogos são às 14h.
Já a Inglaterra, líder do grupo H com 19 pontos, precisa derrotar a Polônia em Wembley. Do contrário, terá que torcer contra a Ucrânia, segunda colocada com 18 pontos e que viaja até San Marino. Ainda com chance de conseguir a segunda vaga da chave, Montenegro (15 pontos) recebe a Moldávia. As partidas são às 16h.
- Eles têm um time forte e organizado, e Robert Lewandowski e Jakub Blaszczykowski são dois grandes jogadores. Estamos preparados para a melhor Polônia - disse o técnico Roy Hodgson.
Além das últimas vagas diretas, também há brigas na Europa pelos lugares na repescagem, que vão reunir apenas os oito melhores segundos colocados. Croácia e Suécia são as únicas seleções asseguradas até o momento. O sorteio que vai definir os confrontos será no dia 21 de outubro.
Decisão na América do Sul
Na América do Sul, Equador (25 pontos), Chile (25) e Uruguai (22) disputam duas vagas na Copa e uma na repescagem contra a Jordânia. A tendência é que Equador e Chile se classifiquem para o Mundial, pois as duas seleções se enfrentam em Santiago e o empate garantirá a vaga no Mundial a ambas.
Por isso, o Uruguai, que recebe a Argentina, sem Messi, no estádio Centenário, em Montevidéu, já está conformado com a possibilidade de disputar a repescagem. Os dois jogos estão marcados para às 20h30m.
- Embora ainda tenhamos uma chance de nos classificarmos em quarto, o grande objetivo, para ser realista, é o jogo contra a Jordânia nos playoffs - disse o zagueiro Lugano. - Mais uma vez vamos pegar o caminho mais longo para nos classificarmos, mas o mais importante é estar na Copa do Mundo.
Honduras perto da classificação
Na Concacaf, Honduras (14 pontos), México (11) e Panamá (oito) disputam a última vaga do continente na Copa e uma vaga na repescagem contra a Nova Zelândia. Os hondurenhos precisam apenas de um empate contra a Jamaica em Kingston para se classificarem.
Já o México precisa vencer a Costa Rica em San José e torcer por uma derrota de Honduras para tentar a vaga direta. Um empate garante os mexicanos nos playoffs. Ao Panamá, resta vencer os Estados Unidos em casa e torcer por uma derrota do México para ir aos playoffs. As três partidas serão às 22h30m.
Na África, as eliminatórias só terminam em novembro. Nesta terça-feira, Gana recebe o Egito pelo jogo de ida dos playoffs. A fase decisiva começou no sábado com duas partidas: Costa do Marfim 3 x 1 Burkina Faso e Burkina Faso 3 x 2 Argélia. No domingo, a Nigéria derrotou a Etiópia por 2 a 1, enquanto Tunísia e Camarões ficaram no 0 a 0. Os vencedores dos cinco confrontos estarão na Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário